segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Nova Tendência: Monitoramento da Concorrência em Mídias Sociais




Com o surgimento e a expansão da chamada internet 2.0, as mídias sociais tornaram-se ferramenta de marketing para as empresas.  Grandes e médias companhias e até pequenas estão se relacionando com seus clientes, fornecedores, segmento da indústria, stakeholders, entre outros via mídias sociais.

 Qual é a melhor forma de acompanhar a evolução de seu segmento nas mídias sociais a fim de se realizar um benchmarking com as melhores práticas do seu setor?





            Primeiramente, a literatura sobre esse assunto é ainda incipiente: Há poucos livros sobre monitoramento da concorrência por mídias sociais, principalmente na língua portuguesa. Também em poucas empresas a área de inteligência de mercado usa as mídias sociais como ferramenta para acompanhar as práticas da concorrência. Porém, devido o relacionamento das empresas através de mídias sociais com os clientes ter um de seus pilares a transparência, trata-se sem dúvida de uma fonte de dados riquíssima para se observar diferenciais e inovações de mercado.
            Atualmente um dos principais, senão principal, mídia social usada pelas empresas é o blog corporativo. Através dele você consegue acompanhar informações gerais do player em questão, como ele trata o cliente e informações sobre produtos serviços, promoções, eventos e descontos. Por a mídia social não ser a principal linguagem da internet (e sim o site corporativo), você consegue obter mais detalhes que o website da empresa.
            Através do Youtube é possível perceber como é o marketing geral da empresa, pois normalmente os vídeos postados no Youtube são parte integrante de uma campanha maior de marketing e publicidade. Pelo Facebook é possível acompanhar campanhas de marketing e como é a abordagem do player com seu cliente. Muitas empresas fazem propaganda no Facebook, além de criar aplicativos. É interessante acompanhar tais ações também.
            Através do Linkedin é possível saber o perfil do alto escalão das empresas concorrentes, e assim antecipar-se e entender decisões da concorrência. Por exemplo, se uma empresa possuí uma área específica de inovação, tende a inovar e ser um dos lideres do setor. Através do Twitter e do Reclame Aqui, é possível traçar uma lista das principais reclamações dos clientes com o players e assim se montar um argumento de diferenciação para estes concorrentes.
Quais dados podem ser observados nessas mídias sociais? No twitter: quantidade diária e mensal de tweets, número de seguidores, quantidade de retweets, entre outros. No Facebook: Quantidade de ‘curtir’; Comentários; Compartilhamento, entre outros. No Youtube: Quantidade de visualizações, quantidade de likes e deslikes, comentários, entre outros.
   Esses são alguns parâmetros, muitos outros podem ser usados. É cada vez mais importante acompanhar as ações da concorrência, e agora em tempos de uso de mídias sociais, onde empresas estão começando a usá-las, é preciso um acompanhamento nesse meio também. Segundo Barefoot  e Szabo em seu livro  Manual de Marketing em Mídias Sociais:
“Preste atenção no que os seus concorrentes estão fazendo. Se eles estiverem todos frequentemente as mesmas feiras de negócios, você também deve frequentá-las. Se eles estiverem usando blogs corporativos e inserindo comentários nos websites mais importantes da indústria, então você deveria estar fazendo o mesmo. Avaliar as atividades online dos seus concorrentes é a prova de fogo para o valor do marketing em mídia social na sua área. Se os seus concorrentes já estiverem colhendo os benefícios, não espera mais para entrar no jogo. Se eles estiverem atrasados, essa pode ser sua chance de se tornar um líder na área.”
A grande vantagem das mídias sociais é um maior compartilhamento de informações e transparência, o que os americanos vão chamar de accountability. “Ao dar às pessoas o poder de partilhar, estamos tornando o mundo mais transparente.”  afirma o CEO e Fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. E isso se dá não só em relação à sociedade, como nas empresas também:
-Quanto mais você observa seus concorrentes, melhor conhece a sua empresa.
           
Obs: Acompanhe o blog, próxima postagem será sobre outra nova tendência: pesquisa de mercado via mídias sociais.

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